Planejamento de Redes Geométricas Considerando a Otimização da Posição dos Nós da Rede

Resumo: Ciência das redes é uma área de investigação interdisciplinar que estuda redes complexas presentes em diferentes domínios de aplicação, tais como as redes de telecomunicações, redes biológicas, redes neurais, redes sociais, dentre outras. Avanços importantes na Ciência das Redes estão relacionados com a proposição de modelos de geração de redes para criar grafos com propriedades topológicas semelhantes às propriedades encontradas em redes do mundo real. As redes classificadas como geométricas são aquelas nas quais a posição dos nós terminais exerce um papel importante na organização e no funcionamento da rede, como é o caso dos nós terminais em uma rede óptica de longa distância ou os terminais de ônibus em uma rede de transporte público. Por outro lado, o planejamento/otimização de redes é uma tarefa classificada como NP-difícil e normalmente é apoiada por algoritmos heurísticos e meta-heurísticos que possam oferecer soluções sub-ótimas, mas com baixa complexidade computacional. Neste sentido, diversas técnicas de Inteligência Computacional são aplicáveis em diferentes etapas de um planejador de redes, desde técnicas de clusterização em etapas de pré-processamento, passando por motores de otimização baseados em algoritmos evolucionários, até o uso de modelos substitutos para avaliação de desempenho de redes construídos a partir de técnicas de regressão/classificação. Em virtude do elevado custo computacional, em geral, a posição dos nós em redes geométricas é definida à priori pelo projetista devido à complexidade da otimização conjunta da posição dos nós e da topologia física da rede. Contudo, estudos recentes demonstraram que é possível melhorar o desempenho de redes geométricas quando o projeto da rede considera a posição dos nós como uma variável de decisão do problema. No entanto, poucos estudos foram conduzidos neste sentido e diversas questões ainda estão em aberto. Este projeto de pesquisa tem como objetivo principal propor novas abordagens para o planejamento de redes geométricas que considera a posição dos nós terminais como variáveis de decisão, tanto por meio de etapas de pré-processamento (que funcionam de forma offline), quanto por meio da otimização simultânea da posição dos nós e da topologia da rede. o desenvolvimento de novas abordagens para planejamento de redes que forneçam soluções equilibradas em termos de resiliência, desempenho e custo, mas que também considerem restrições de tempo de execução para uso prático das abordagens para redes ópticas com dezenas de nós terminais. São objetivos específicos do projeto: fornecer um panorama geral sobre o impacto de diversos algoritmos de clusterização quando aplicados em etapas de pré-processamento do planejamento de redes geométricas; apresentar novas abordagens de otimização de redes geométricas que considera a otimização da posição de nós terminais em operadores de busca local de algoritmos de otimização iterativos; ilustrar a aplicabilidade das abordagens obtidas em estudos de casos reais relacionados com redes relevantes para a sociedade, como otimização de redes de telecomunicações de alta capacidade ou redes de transporte público, por exemplo.

Período: 1/7/2018 - 1/7/2021

Contato: Prof. Danilo Ricardo Barbosa de Araújo

jordan release date | 2020 Wmns adidas ZX 2K Boost White/Silver-Pink FY2013 For Sale